A Análise da Campanha "The Beetles" e de que forma foi usada a Intertextualidade
Uma
campanha publicitária de qualidade e consistência, de acordo com o Blog Design
Disease – online em Wordpress.com – é um conjunto de peças que são criadas
objetivando atingir um determinado público alvo de forma criativa e dinâmica, a
fim de chamar a atenção do observador e persuadi-lo à compra ou aderência do
produto, objeto ou ideia veiculada. Para atingir um resultado satisfatório, é comum
certos profissionais apostarem na utilização de formatos, posturas e suportes
que, de certa forma já são conhecidos por uma grande massa, ou ao menos
conhecidos pelo público o qual se deseja alcançar. Esses formatos, posturas e
suportes, dentro da publicidade, são o que chamamos de intertextualidade.
A seguir, temos
um exemplo simples de como se dão os processos intertextuais em campanhas de
publicidade em nosso país e fora dele. Se trata da campanha publicitária da
VolksWagen que foi chamada “The Beetles”. A peça foi veiculada no ano de 2006
em alguns países da Europa e na América do Norte e traz consigo, obviamente,
uma intertextualidade fazendo alusão à banda britânica “The Beatles”.
O
trocadilho procurado pela empresa ao adotar a campanha foi o fato de a banda e
o carro terem os nomes bastante parecidos na escrita, e totalmente idênticos na
pronúncia. Beatles, a banda, e Beetles, o carro. Neste caso, o objetivo foi de
unir o nome da banda mundialmente conhecida ao novo – na época – produto da
Volkswagen para atingir o máximo de pessoas possível.
Ao
analisar, observamos que a empresa compara seu produto à banda de rock mais
conhecida de todos os tempos indicando que, assim como a banda, os modelos
Beetle da Volkswagen serão extremamente famosos, serão campeões de vendas e serão
totalmente populares ao redor do mundo. Irão alcançar uma gigantesca quantidade
de pessoas e virar mania, assim como a famosa banda.
A foto
de quatro carros atravessando a rua, enfileirados, nos remete à capa do álbum
Abbey Road, lançado pela banda no ano de 1969, onde os quatro atravessam a rua
pela faixa de pedestres em Londres. O nome do disco tem o mesmo nome da rua
onde atravessaram: Abbey Road, que em português diz-se Rua Abbey (Ou Rua do
Convento). Desde o seu lançamento, a foto se tornou mundialmente conhecida,
inclusive a mais conhecida já tirada pelos rapazes. O alcance da fotografia fez
com que ela representasse, de forma imagética, Os Beatles. Tanto é verdade que,
sempre que se precisa adicionar uma imagem ao nome do grupo, é usada esta foto.
Ao lado temos a fotografia da capa do álbum Abbey Road, The Beatles, fotografia que deu
origem à campanha da Volkswagen. Na foto, curiosamente se pode observar que à
esquerda há um Volkswagen Beetle – do modelo anterior – de cor branca, que no
Brasil foi chamado de Fusca.
Enfim,
uma boa campanha deve conter, obrigatoriamente, em seu planejamento, os
processos linguísticos utilizados, o público bem definido e, é claro, a
associação com uma ideia de fácil assimilação e de conhecimento da massa, para
que sua comunicação seja um sucesso.
Nenhum comentário