Propagandas Criativas? Porque? Como?


A Análise da Campanha "The Beetles" e de que forma foi usada a Intertextualidade

Uma campanha publicitária de qualidade e consistência, de acordo com o Blog Design Disease – online em Wordpress.com – é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir um determinado público alvo de forma criativa e dinâmica, a fim de chamar a atenção do observador e persuadi-lo à compra ou aderência do produto, objeto ou ideia veiculada. Para atingir um resultado satisfatório, é comum certos profissionais apostarem na utilização de formatos, posturas e suportes que, de certa forma já são conhecidos por uma grande massa, ou ao menos conhecidos pelo público o qual se deseja alcançar. Esses formatos, posturas e suportes, dentro da publicidade, são o que chamamos de intertextualidade.

A seguir, temos um exemplo simples de como se dão os processos intertextuais em campanhas de publicidade em nosso país e fora dele. Se trata da campanha publicitária da VolksWagen que foi chamada “The Beetles”. A peça foi veiculada no ano de 2006 em alguns países da Europa e na América do Norte e traz consigo, obviamente, uma intertextualidade fazendo alusão à banda britânicaThe Beatles”.

O trocadilho procurado pela empresa ao adotar a campanha foi o fato de a banda e o carro terem os nomes bastante parecidos na escrita, e totalmente idênticos na pronúncia. Beatles, a banda, e Beetles, o carro. Neste caso, o objetivo foi de unir o nome da banda mundialmente conhecida ao novo – na época – produto da Volkswagen para atingir o máximo de pessoas possível.

Ao analisar, observamos que a empresa compara seu produto à banda de rock mais conhecida de todos os tempos indicando que, assim como a banda, os modelos Beetle da Volkswagen serão extremamente famosos, serão campeões de vendas e serão totalmente populares ao redor do mundo. Irão alcançar uma gigantesca quantidade de pessoas e virar mania, assim como a famosa banda.

A foto de quatro carros atravessando a rua, enfileirados, nos remete à capa do álbum Abbey Road, lançado pela banda no ano de 1969, onde os quatro atravessam a rua pela faixa de pedestres em Londres. O nome do disco tem o mesmo nome da rua onde atravessaram: Abbey Road, que em português diz-se Rua Abbey (Ou Rua do Convento). Desde o seu lançamento, a foto se tornou mundialmente conhecida, inclusive a mais conhecida já tirada pelos rapazes. O alcance da fotografia fez com que ela representasse, de forma imagética, Os Beatles. Tanto é verdade que, sempre que se precisa adicionar uma imagem ao nome do grupo, é usada esta foto.

Ao lado temos a fotografia da capa do álbum Abbey Road, The Beatles, fotografia que deu origem à campanha da Volkswagen. Na foto, curiosamente se pode observar que à esquerda há um Volkswagen Beetle – do modelo anterior – de cor branca, que no Brasil foi chamado de Fusca.

Enfim, uma boa campanha deve conter, obrigatoriamente, em seu planejamento, os processos linguísticos utilizados, o público bem definido e, é claro, a associação com uma ideia de fácil assimilação e de conhecimento da massa, para que sua comunicação seja um sucesso.

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